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Vaga para Oficial Provincial de Programas para Criação de Capacidade Institucional (m/f)

O ICAP-Moçambique, uma Organização não-governamental que apoia a implementação do Plano Estratégico Nacional para o combate às ITS/HIV/SIDA em Moçambique em parceria com o Ministério da Saúde, pretende recrutar 1 (um) profissional para ocupar a posição de Oficial Provincial de Programas para Criação de Capacidade Institucional.

Resumo da Posição

O Oficial de Programas de para Criação de Capacidade Institucional é um membro da equipe provincial do ICAP Nampula que é responsável por apoiar as actividades de criação de capacidade institucional de instituições do governo e organizações locais, em directa coordenação com as equipas de SI, clínica e implementação do ICAP, na gestão de programas, incluindo avaliações dos desenvolvimento de propostas e relatórios para doadores e os diferentes sistemas para gestão do programa.

Principais Responsabilidades:

  • Em coordenação com o gestor provincial de implementação e o assessor técnico de capacitadade institucional, apoiar os serviços nacionais de saúde (SNS) e organizações locais no desenvolvimento de documentos de projectos, incluindo definição de actividades prioritárias para inclusão nos planos de trabalho de acordo com o orçamento e prioridades, desenvolvimento de orçamento e relatórios de qualidade e atempados para os doadores e MISAU.
  • Apoiar o processo de transição de US o apoio directo do governo local, em colaboração com o gestor de implementação e o assessor de técnico de capacitação institucional, incluindo desenvolvimento e seguimento do plano de transição.
  • Fazer avaliação de capacidade de organização de parceiros selecionados, de forma participativa, garantindo o exercício é uma oportunidade de aprendizado e capacidade de construção para os parceiros.
  • Liderar o desenvolvimento do plano de trabalho e orçamento, definição de papeis e responsabilidades, e coordenar com a equipa técnica provincial os planos de transição de competências e apoio técnico para o pessoal do SPS/DPS e SDSMAS.
  • Trabalhar com a equipa técnica e de gestão do governo e organizações locais para identificar lacunas e desenhar um plano de capacitação, em coordenação com o assessor técnico de capacitação institucional e o gestor de implementação. Realizar monitoria rotineira de modo a medir o progresso de criação de capacidade institucional.
  • Assegurar o fortalecimento das capacidades técnicas das equipas do governo local nas áreas de administração, finanças e elaboração de relatórios.
  • Manter uma estreita ligação com a liderança provincial da SPS/DPS/ICAP, assegurando uma óptima participação de todos, promovendo a apropriação a todos níveis, incluindo o nacional na implementação do projecto.
  • Manter um diálogo permanente com parceiro sobre as questões que precisam de ser resolvido e as necessidades de capacitação.
  • Apoiar, em colaboração com a equipa de SI do ICAP, na implementação de workshops de literacia para SI, e encontros regulares de revisão de dados, para fortalecer a capacidade do governo e organizações locais do uso de dados para gestão de programas.
  • Apoiar, identificar lacunas e, em colaboração com a equipa de programas provincial e central, apoiar o desenvolvimento de relatórios para doador das equipas do governo e organizações locais.
  • Realizar encontros mensais de coordenação com os responsáveis das áreas na DPS/SPS, SDSMAS para seguimento do processo de transição, incluindo revisão de dados, a identificação de gaps e desenho de intervenções focadas para a melhoria do desempenho programático.
  • Realizar encontros mensais de coordenação com os responsáveis das organizações locais pre-selecionadas para seguimento do processo de transição, incluindo revisão de dados, a identificação de gaps e desenho de intervenções focadas para a melhoria do desempenho programático.
  • Realizar encontros semanais de coordenação com o gestor provincial de implementação e assessor de capacitação institucional para monitoria das actividades do plano de fortalecimento de capacidade institucional

Habilitações Literárias:

  • Licenciatura em administração ou qualificação avançada;
  • Mestrado numa área relevante às tarefas, fortemente preferidas.

Experiência, Habilidades e Qualificações Mínimas:

  • Mínimo de cinco anos de experiência em funções similares
  • Experiência em formação de prestadores de cuidados de saúde e gestão clínica para HIV eTB
  • Experiência em uso de dados para gerenciamento de programas
  • Excelentes habilidades de gestão financeira e do projectos
  • Excelentes habilidades de liderança
  • Habilidades interpessoais, com respeito à diversidade e diferenças entre os membros daequipe
  • Fluente em Português, capacidade para falar e escrever em inglês preferido
  • Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita
  • Bons conhecimentos das normas administrativas e financeiras de CDC e de outros dadores
  • Conhecimento em programas de computador: Word, Excel, PowerPoint e Microsoft Outlook

Requisitos de Viagem

  • Disponibilidade para viajar frequentemente pelos distritos da província de Nampula;
  • Disponibilidade para viajar para Maputo e internacionalmente, conforme necessário.

Como se Candidatar:

Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do website: https://icapacity.icap.columbia.edu/en-us/job/497556/provincial-officer-for-institutional-capacity-building,

Validade: 07 de Setembro de 2023.

Local da Vaga: Nampula

A vaga Abrange apenas Candidatos Nacionais.