A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento. Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual.
A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) pretende recrutar um (1) Oficial de Monitoria e Avaliação nos Projectos Melhorar a Qualidade de Ensino, género, a Inclusão e o envolvimento comunitário no ensino primário na Zambézia e Promoção da educação de qualidade e inclusiva. (OM&A1123)
Sobre o Projecto
O Projecto de Melhorar a Qualidade de Ensino, Género, a Inclusão e o envolvimento comunitário no ensino primário na Zambézia, no distrito de Namacurra tem duração de 4 anos (2021 – 2024). O projecto Promoção da educação de qualidade e inclusiva tem duração de 4 anos (2023 – 2026). Os dois projectos enquadram – se nos esforços do Governo de Moçambique em resposta aos objectivos do Milénio (Educação Básica de Qualidade para todos, rumo ao alcance das metas para o Desenvolvimento Sustentável).
Sobre a Posição
- O/a Oficial de Monitoria e Avaliação será responsável em dar suporte a equipe do projecto na implementação do projecto nas tarefas do campo e reportará as suas realizações ao coordenador do projecto.
- O/a Oficial de monitoria e Avaliação tem também a responsabilidade de monitorar e avaliar o impacto das realizações do projecto garantindo o alcance dos resultados previstos nos projectos.
- O/a Oficial de M&A vai trabalhar em estreita colaboração com o Líder do projecto e o Oficial de Programa. Esta posição estará baseada no distrito de Namacurra nos anos de 2023 a 2024 e mudará a base para Mocuba nos anos de 2025 a 2026.
Tarefas
As tarefas do Oficial de Monitoria e Avaliação incluem, mas não estão limitadas a:
- Monitorar e avaliar todas tarefas realizadas pelas equipas dos projectos com base nos resultados previstos nos dois projectos;
- Identificar possíveis factores de risco e propôr estratégias eficazes para mitigação prévia dos impactos negativos;
- Recolher e processar dados das escolas de implementação dos projectos;
- Participar nas sessões de balanço das realizações por semana, mês e trimestre;
- Fazer supervisão das actividades dos activistas e do oficial do projecto;
- Desenvolver e actualizar sempre que necessário o Plano de M&A;
- Realizar visitas regulares de monitoria nos distritos de implementação do projecto;
- Prestar apoio ao pessoal do campo na implementação das actividades;
- Preparar relatórios que apresentam proposta de solução dos possíveis problemas encontrados;
- Analisar e validar regularmente os dados reportados pelos oficiais dos projectos;
- Verificar e organizar as evidências das actividades realizadas pelo projecto;
- Requisitar e distribuir os instrumentos de registo e recolha de dados nos distritos de implementação;
- Apoiar na elaboração e partilha de relatórios de progresso do projecto;
- Preparar encontros de balanço e de planificação de actividades com os coordenadores e oficiais dos projectos;
- Participar nos encontros de balanço de actividades nos distritos;
- Participar nas visitas de supervisão conjunta com os parceiros;
- Manter comunicações semanais com a equipa de M&A baseada na sede da ADPP.
Requisitos
- Mínimo 3 anos de experiência em Monitoria e Avaliação de projectos de educação;
- Experiência na documentação de lições aprendidas, boas práticas e Histórias de Sucesso;
- Capacidade para elaborar ferramentas de análise e avaliação de progresso, representação dos dados em gráficos e outras formas visuais;
- Capacidade de compilar, elaborar e divulgar relatórios de progresso de qualidade para consumo interno, para parceiros e colaboradores de implementação;
- Fortes habilidades de liderança;
- Habilidades de comunicação interpessoal e de trabalho em equipa;
- Fortes habilidades de comunicação oral e escrita em português, conhecimento da língua local (Echuwabo e Elomwe) será uma vantagem;
- Possuir capacidades de organização, análise e trabalho em equipas;
- Ter competências de informática na óptica de utilizador nos pacotes (Excel, Word, PowerPoint, internet e outros);
- Capacidade de trabalhar sob pressão.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae;
- Carta de Manifestação de Interesse.
2. Como se Candidatar:
Os candidatos interessados deverão enviar os seus Curriculum Vitae, acompanhados da Carta de Manifestação de Interesse, para o e-mail abaixo:
E-mail: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org
Escreva no ASSUNTO do E-mail: “OFICIAL DE MONITORIA E AVALIAÇÃO – OM&A1123”.
Validade: 26 de Novembro de 2023
Local da Vaga: Zambézia
Nota: Indicar no assunto do e-mail para além do título de posição deve conter o código: “OFICIAL DE MONITORIA E AVALIAÇÃO – OM&A1123”. Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
Data de início: Imediatamente.
Outras Vagas de Emprego:
1. Vaga para Chefe de Secção de Governança, Riscos e Conformidades (m/f)
2. Vagas para (12) Assistentes de Distribuição (m/f) – 12ª Classe
4. Vagas para (4) Representante de Vendas (m/f) – 12ª Classe
5. Vaga para Assistente de Desenvolvimento Comunitário (m/f) – 12ª Classe
6. Vaga para Gestor de Oficina (m/f)