A Fundação Ayuda en Acción pretende recrutar um (1) Assistente Financeiro/a de Projectos.
Objectivos da Posição
A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar nas contas financeiras e administração de Programas naquelas ações e actividades a implementar pela Ayuda en Acción que contribuíram no desenvolvimento daqueles coletivos mais vulneráveis nas suas áreas de intervenção por enquanto alocadas em Cabo Delgado e Maputo.
O candidato escolhido apoiará ao departamento de administração e finanças na gestão financeira e contabilista, respeitando os princípios e os padrões contábeis aceites em geral, gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável para cada doador; apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições públicas e outros actores relevantes para atingir os objectivos da organização nos Programas de Ayuda en Acción.
Principais Responsabilidades
- Garantir a execução dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor;
- Realizar todas as tarefas que lhe forem incumbidas pela Direcção da Ayuda en Accion;
- Averiguar a justificação dos fundos conforme a normativa interna de Ayuda en Acción e dos doadores e interagir com os Coordenadores de Projectos (Impacto) para acautelar o adequado desenvolvimento do projecto a nível financeiro;
- Elaborar o plano orçamental dos projectos, em colaboração com a Sede na Espanha e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização;
- Efectuar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossas equipas locais e com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de los acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores;
- Seguimento na gestão e controlo das actividades de tesouraria, acautelando os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projectos;
- Fazer o follow-up periódico dos projectos (seguimento semanal), apoiando a equipa técnica dos projectos por meio da capacidade de análises na gestão dos seguimento financeiros;
- Apoio na classificação e lançamento de documentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol, segundo o enquadramento para cada projecto/doador;
- Acompanhar os processos de auditorias externas/internas, contáveis, de gestão e de execução dos projectos;
- Apresentar relatórios financeiros e contabilísticos de acordo com as directrizes e prazos estabelecidos conforme aos regulamentos de Ayuda en Acción e dos doadores;
- Monitorar e efectuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão e gestão administrativa financeira, desenvolvendo e garantindo sustentabilidade dos processos promovidos;
- Contribuir e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos.
Requisitos
Conhecimento e Experiência
- Mínimo 05 anos de experiência em gestão financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG);
- Conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor;
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente);
- Formação Universitária em Economia/Contabilidade/Finanças ou Administração de empresas;
- Capacidade de análises rápidas no seguimento de projectos do ámbito humanitario;
- Experiência na preparação de relatórios financeiros e rendição de contas com doadores internacionais (agências de desenvolvimento estrangeiras, UE, Nações Unidas, etc);
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito);
- Alto domínio da informática (Excel, Power Point, Word, etc.);
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique.
Línguas
Essencial
- Português;
- Inglês imprescindíveis;
Mobilidades Geográficas
- Disponibilidade para viajar em todo território Nacional e Internacional, as ajuda de custo serão de acordo com os procedimentos da organização.
Outros Requisitos
- Disponibilidade para viajar e trabalhar nas zonas rurais;
- Nivel alto de ferramentas informáticas: Windows avançado, MS Office e bases de dados.
Aptidões e Competências
- Identificação com os objectivos gerais da Ayuda en Acción;
- Elevada capacidade analítica e de planeamento estratégico;
- Excelentes capacidades de comunicação e de assertividade no seio das equipas de trabalho, com as organizações parceiras e os actores relacionados com as acções institucionais;
- Elevado nível de competências interpessoais e de comunicação em diferentes contextos;
- Identificação com os objectivos gerais da Ayuda en Acción;
- Elevada capacidade analítica e de planeamento estratégico;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Orientação para os resultados, habituado a gerir indicadores de gestão;
- Boas maneiras, proactividade e capacidade de comunicação.
Condições da Oferta
- Incorporação: Imediata;
- Tipo de contrato: indeterminado;
- Centro de Trabalho: Pemba;
- Movilidade provincial, regional e nacional;
- Remuneração em conformidade com a política de remuneração da Ayuda en Acción.
Como se Candidatar:
Para se Candidatar CLIQUE AQUI ou na Tecla abaixo:
Validade: 10 de Março de 2024
Local da Vaga: Cabo Delgado, Pemba