Descrição
A Contact está a recrutar Oficial de Higiene, Segurança, Ambiente e Qualidade (m/f) para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área de logística.
Função
Reportando ao Head of Shared Services, as principais responsabilidades incluem:
- Apoiar o Chefe de SHEQ e gerenciar eficientemente as operações relacionadas a saúde, segurança, qualidade e meio ambiente.
- Auxiliar no desenvolvimento e implementação de planos de gestão de HSQE (Higiene, Segurança, Qualidade e Meio Ambiente), conduzindo avaliações de risco, coordenando programas de treinamento e mantendo registros para garantir a conformidade com os regulamentos.
- Promover uma cultura de segurança e responsabilidade ambiental entre funcionários e partes interessadas.
- Implementar planos e políticas de gerenciamento de HSEQ, garantindo a conformidade com a legislação aplicável e os requisitos institucionais.
- Fornecer orientações ao gerente de projeto e supervisores sobre a implementação eficaz dos planos de gestão de HSEQ.
- Desenvolver, implementar e monitorar planos de resposta e gestão de emergências, além de realizar avaliações de risco e aplicar medidas preventivas.
- Interromper qualquer ato ou processo que seja perigoso ou prejudicial à saúde, bem como registrar e investigar incidentes para identificar causas e gerenciar reivindicações de indenização trabalhista.
- Assessorar em compras relacionadas a itens de HSEQ.
- Participar de auditorias e inspeções de sistemas internos e externos (ISO45001, ISO14001 e ISO9001).
- Organizar programas de treinamento de HSE conforme os regulamentos e coordenar cronogramas e reuniões do comitê de HSEQ.
- Garantir que todos os funcionários recebam o treinamento adequado e participar de reuniões sobre saúde e segurança.
- Manter registros de OHSE de acordo com as regulamentações nacionais e requisitos do sistema de HSEQ.
- Assegurar o uso correto de formulários de HSEQ (reuniões de segurança, Take-5, identificações de perigo, JSEAs, inspeções pré-início, etc.) e oferecer treinamento quando houver deficiências.
- Dar exemplo em questões de saúde, segurança e meio ambiente.
Requisitos
- Licenciatura em Ciência e Gestão do Ambiente, Engenharia Ambiental, Gestão de Segurança ou áreas afins.
- Formação de auditor em chefe/assessor em Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2015, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2015, ou Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ISO 45001:2018.
- Mínimo de 3 a 5 anos de experiência em HSE e gestão de qualidade.
- Bons conhecimentos de informática (MS Office, Outlook, Word, Excel e PowerPoint).
- Compreensão dos regulamentos locais de segurança, ambientais e de saúde.
- Conhecimento profundo da legislação e procedimentos relevantes.
- Fortes habilidades de comunicação, apresentação e relacionamento interpessoal.
- Experiência em inspeções de HSEQ no local.
- Capacidade de desenvolver e implementar procedimentos de trabalho seguros e conduzir investigações de acidentes.
- Disponibilidade para trabalhar em local remoto.
- Carta de condução de veículos manual, nacional ou internacional, válida.
Benefícios
A oportunidade de integrar uma equipe forte e dinâmica, com pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas.
Local da Vaga: Maputo, Maputo, Mozambique
Data Limite de Candidatura: 31 de Outubro de 2024.