Titulo da Posição Assessor Provincial Sénior de SMI
Título de supervisor imediato Gestora Clínica Provincial
Localização Nampula
Data de inicio 01 Fevereiro 2025
RESUMO POSIÇÃO:
- O Assessor Provincial de Saúde Materno-Infantil (SMI) é responsável pela liderança estratégica do programa de SMI em Nampula, incluindo a prevenção da transmissão materno-infantil (PTV), cascata de
- HIV pediátrica, planeamento familiar, violência baseada no género (GBV) e rastreio/tratamento do cancro do colo do útero (CACUM) apoiado pelo ICAP na província de Nampula. O Assessor Provincial providencia supervisão de programa e liderança técnica para atingir as metas, fornece apoio e supervisão aos oficiais que supervisionam directamente as US apoiadas pelo ICAP e trabalha em estreita colaboração com a DPS, SPS, SDSMAS e outros parceiros provinciais SDSMAS para o desenvolvimento e expansão das atividades da SMI.
- O Assessor Provincial de Saúde Materno-Infantil (SMI) supervisiona o Oficial Provincial de PTV, Oficial Provincial de Pediatria, Oficial Provincial de CACUM e GBV.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:
- Em estreita colaboração com o gestor clínico provincial, desenvolver, implementar e acompanhar de perto a implementação de estratégias inovadoras para o alcance das metas dentro do portfólio da SMI que estejam alinhados com as recomendações nacionais e internacionais, e melhores práticas:
- Fornecer capacidade técnica, suporte e orientação estratégica sobre a implementação das actividades de SMI nas US, distritos e em nível provincial, incluindo os pontos focais de ESMI do ICAP alocados em US seleccionadas;
- Continuar a liderar a operacionalização da estratégia de AP3 nas US seleccionadas, incluindo a coordenação com o oficial de MQ para implementação do plano de capacitação dos tutores, identificação das lacunas em competências para desenvolvimento do plano de formação continua dos provedores, incluindo o plano de visitas para tutorias e seguimento
- Prover supervisão directa ao Oficial Provincial de PTV, Oficial Provincial de Pediatria e da Oficial
- Provincial de CACUM e GBV para acompanhar de perto a implementação do programa, identificar lacunas e melhorar o desempenho do programa e alcance das metas;
- Fornecer treinamento clínico, mentoria e assistência técnica em SMI e áreas relacionados as equipas do ICAP e provedores nas US apoiadas pelo ICAP
- Fazer revisão semanal e mensal de dados das US, em colaboração com o pessoal do ICAP e equipa SMI provinciais e definir intervenções mediantes os resultados;
- Monitorar a implementação do programa em todas as US, incluindo progresso para alcance das metas do PEPFAR e indicadores de processo específicos do programa, e apoiar no desenvolvimento de intervenções clínicas para abordar as lacunas identificadas. Interagir directamente com os provedores das US apoiadas pelo ICAP para garantir a implementação e contínua monitoria das intervenções.
- Supervisionar e apoiar o Oficial de PTV para monitorar as mães mentoras, com o objectivo de melhorar a retenção dos pacientes aos cuidados, partos institucionalizados e diagnóstico precoce infantil.
- Desenvolver e implementar estratégias e ferramentas para melhorar a capacidade de mães mentoras e supervisores de ATS&APS e ligação e gestores de casos;
- Trabalhar em estreita colaboração com o ponto focal SMI da DPS para apoiar a implementação e monitoramento do programa. Fornecer feedback rotineiro aos gestores provinciais e funcionários do DPS sobre lacunas, lições aprendidas e sucessos.
- Trabalhar em estreita coordenação com a Oficial Provincial do ICAP de CACUM e GBV e o ponto focal de CACUM da DPS para o fortalecimento do acesso ao rastreio e tratamento para CACUM e VBG
- Participar em grupos de trabalho técnicos e outras reuniões pertinentes a nível nacional e provincial, conforme necessário.
- Participar activamente em reuniões de rotina com a equipe provincial clínica e de M&A para apresentar actualizações do programa, desafios e discutir os próximos passos.
- Fornecer feedback contínuo ao Gestor clinico provincial nos desafios e na implementação do plano trabalho.
- Fornecer insumos claros e concisos para relatórios técnicos, incluindo análise aprofundada dos dados, realizações do programa, lacunas e estratégias para fortalecer programa.
- Co-liderar o desenvolvimento dos relatórios mensais, trimestrais e anuais de SMIsob a liderança do
- Assessor Nacional de SMI/APSS
- Fazer a monitoria e seguimento das actividades planificadas versus o orçamento com vista implementar o programa de forma custo eficaz garantindo qualidade
HABILITAÇỖES LITERÁRIAS:
- Licenciatura em medicina, técnico de medicina geral, enfermagem ou áreas afins;
- Mestre em saúde pública, ou campo relacionado desejáveis.
EXPERIÊNCIA, HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS:
- Pelo menos 5 anos experiência na gestão, implementação e acompanhamento e avaliação de programas de saúde pública relacionados com HIV/AIDS, PTV, HIV pediátrico, SMI, GBV e CACUM;
- Habilidades técnica nas diretrizes e recomendações nacionais e internacionais para a SMI, incluindo PTV e cuidados e tratamento pediátricos, GBV e CACUM;
- Experiência na tradução de directrizes clínicas sobre SMI em estratégias de impacto programático;
- Experiência de formação de prestadores de cuidados de saúde, em gestão clínica e em SMI,
- Conhecimento técnico dos programas nacionais de GBV e CACUM;
- Experiência em uso de dados para gerenciamento de programas;
- Excelentes habilidades de gestão e liderança;
- Habilidades interpessoais, com respeito à diversidade e diferenças entre os membros da equipe;
- Capacidade de identificar lições aprendidas e promover a partilha de experiências;
- Fluente em Português, capacidade para falar e escrever em inglês preferido;
- Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita
- Conhecimento em programas de computador: Word, Excel, PowerPoint e Microsoft OutlooK
REQUISITOS DE VIAGEM
- Disponibilidade para viajar frequentemente aos distritos da província de Nampula;
- Disponibilidade para eventual deslocação entre Nampula e Maputo
Localização: Nampula.