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Vagas Para (2) Assistentes Ferro-Portuários (m/f)

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E LOGÍSTICA

INSTITUTO FERRO-PORTUÁRIO DE MOÇAMBIQUE, IP
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS
INTRODUÇÃO

De acordo com o preconizado no Decreto n.º 41/2018, de 23 de Julho, que estabelece as normas que regulam as atribuições, autonomia,
regime orçamental, organização e funcionamento dos Institutos, Fundaçoes e Fundos Públicos, o Conselho de Ministro, por Decreto
nº 84/2021, de 18 de Agosto, criou o Instituto Ferro-Portuário de Moçambique, Instituto Público, abreviadamente designado por
IFEPOM, IP, que faz a supervisão, regulamentação, fiscalização e inspecção das actividades dos sistemas ferroviário e portuário.

Para a prossecução da organização e funcionamento deste instituto, por Despacho de 4 de Setembro de 2024, de Sua Excelência a Ministra da Administração Estatal e Função Pública, conjugado com o nº 2 do artigo 14 e nº 6 do artigo 31, ambos da Lei nº 4/2022, de 11 de Fevereiro, está aberto o concurso para contratação de Técnicos especializados nas áreas Ferroviária e Portuária.

III. POSIÇÃO ASSISTENTE FERRO-PORTUÁRIO (2 Vagas)

A posição de Assistente Ferro-Portuário está subordinada ao Administrador do Pelouro ferroviário, podendo coordenar com outros sectores para a realização das tarefas.

3.1. REQUISITOS DOS CANDIDATOS

  • Possuir nivel medio Profissional em telecomunicações ou Sinalização e telecomunicações ferroviárias há mais de 5 anos;
  • Possuir experiência profissional há mais de 5 anos Experiência de inspector de sinalização e telecomunicações ferroviárias por um período mínimo de 5 anos;
  • Conhecimento da língua inglesa;
  • Idade compreendida entre 21 e 45 anos;
  • Ter nacionalidade moçambicana.

3.2. CONTEÚDO DE TRABALHO

1. Assessorar, orientar, supervisionar e coordenar as actividades de elaboração e verificação:

  • i. De critérios, normas, regulamentos e procedimentos relativos à concepção, construção, operação, manutenção e reabilitação de
    sistemas de Sinalização e Comunicações ferroviárias;
  • ii. Dos planos anuais e plurianuais de sua actividade inspectiva bem como elaboração dos respectivos relatórios de execução.

2. Assessorar, orientar, supervisionar e coordenar a inspecção, fiscalização ou certificação:

  • i. De pessoal, materiais e equipamentos da operação e manutenção sistemas de Sinalização e Comunicações ferroviárias;
  • ii. Projectos de concepção, construção operação e manutenção sistemas de sinalização e comunicações ferroviárias;
  • iii. Dofuncionamento de sistemas de sinalização do controlo de circulação de comboios, telecomunicações e respectivas
    infraestruturas;
  • iv. O cumprimento das normas, regulamentos e procedimentos de concepção, construção, operação, reabilitação e manutenção
    dos sistemas de sinalização e telecomunicações na rede ferroviária nacional; e
  • v. Propor a revisão, alteração introdução de aperfeiçoamento técnico bem como a adopção de novos instrumentos legais para
    área da Sinalização e Telecomunicações Ferroviárias tendo em conta a evolução tecnológica sempre que se mostrar necessário;

IV. DOCUMENTOS

O processo de candidatura deve ser constituído pelos seguintes documentos obrigatórios:

a) Carta de candidatura dirigida ao Presidente do Conselho de Administração;
b) Fotocópia do Bilhete de Identidade reconhecida;
c) Curriculum Vitae detalhado e assinado com três referências, endereço electrónico (email) e contacto telefónico do candidato, em
português com um máximo de quatro páginas, permitindo aferir os elementos da avaliação;
d) Cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso autenticado, do mais alto grau académico ou mais relevante.

V. PROCEDIMENTOS E PRAZO DE CANDIDATURA

As candidaturas devem ser entregues no prazo de 30 dias, contados a partir da data do anúncio no “Sovagas.co.mz”;
O processo de avaliação é precedido pela verificação da entrega dos documentos requeridos;
O concurso organiza-se por fases, que compreendem a avaliação documental e entrevista.

VI. LOCAL DE SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS

O processo de candidatura deve ser submetido na Secretaria Central do IFEPOM, sito na Cidade de Maputo, Rua Joe Slovo, n.º 22, 5.º Andar.

Validade: 20 de Fevereiro de 2025

A Chefe do Departamento de Administração e Recursos Humanos.