O ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional, está a recrutar um (1) Oficial de Comunicação (M/F) para Maputo.
Descrição
O ICEI, é uma Organização Não-Governamental (ONG), empenhada na solidariedade internacional, cooperação ao desenvolvimento rural e proteção ambiental. Trabalhamos em vários sectores em Moçambique, implementando projetos nas áreas de Agricultura Sustentável, Gestão de Recursos Naturais e Segurança Alimentar.
No âmbito da implementação dos projecto que estão a ser implementados em vários distritos o ICEI pretende contratar um Oficial de Comunicação, que deverá coordenar estrategicamente as acções de comunicação para o fortalecimento dos órgãos de cooperação e de financiamento e documentar as boas práticas da intervenção.
O foco principal é desenvolver planos de comunicação e materiais de marca e marketing com o objectivo de alcançar um ambiente favorável para o desenvolvimento organizacional do ICEI e ao trabalho de projectos e programas, fornecendo serviços de comunicação de marketing e posicionando do ICEI em eventos, websites e meios de comunicação social.
Tarefas
- Criar e desenvolver formas inovadoras de comunicação, em consonância com novas tecnologias, visando à expansão dos efeitos das mensagens e das acções do projecto;
- Desenvolver um sistema de documentação e partilha de boas práticas e histórias de sucesso das actividades do projecto;
Interagir com os mas media para divulgação das acções do projecto; - Interagir com os responsáveis das áreas temáticas do projecto (no ICEI) para a apropriação e desenvolvimento de conteúdos dissemináveis;
- Produzir conteúdos para comunicação digital (websites, telefonia móvel, e-mail marketing, redes sociais, entre outras);
- Organizar e coordenar a comunicação interna do projecto relacionada com reuniões e assegurar o seguimento das acções acordadas;
- Participar e promover a presença do ICEI em eventos-chave a diferentes níveis, assim como em reuniões com os intervenientes-chave, parceiros e aliados, agências de doadores e instituições públicas e privadas;
- Conceber e editar documentos dos projetos, incluindo relatórios, criar e gerir um banco de dados de fotos e vídeos;
- Coordenar todas as questões relacionadas com a imagem do projecto e garantir a sua visibilidade;
- Realizar outras tarefas de comunicação sempre que for solicitado pelo seu superior hierárquico;
- Enviar relatórios trimestrais, semestrais e anuais sobre o sector ao seu supervisor;
- Gerir colaborações com o(s) doador (es), e outras equipas e plataformas de comunicação;
- Auxiliar nas atividades de monitoramento, aprendizagem e avaliação, incluindo o desenvolvimento de estudos de base, lições aprendidas, boas práticas e coleta de dados, evidências estatísticas, qualitativas e anedóticas.
Requisitos
- Licenciatura em Comunicação, Jornalismo, Marketing ou área relacionada;
- Pelo menos três anos de experiência na implementação de programas na área de Comunicação;
- Experiência em planificação e implementação de programas e campanhas de comunicação e movimentos sociais;
- Domínio de ferramentas de desenho criativo (tais como edição de imagem e vídeo, Microsoft Publisher, InDesign, Photoshop, Illustrator, Adobe Premier, Canva entre outros);
- Domínio de ferramentas de programação (web design e gestão);
- Conhecimento das dinâmicas relativas à Sociedade Civil e diálogo político no que concerne ao Desenvolvimento Comunitário;
- Conhecimentos de comunicação para mudança social e de comportamento;
- Conhecimentos de gestão baseada em resultados, monitoria e avaliação;
- Conhecimento de Informática na óptica do utilizador;
- Capacidade de redigir documentos estratégicos e relatórios operacionais;
- Capacidade de criar e gerir um plano editorial para redes sociais;
- Capacidade para lidar com múltiplas tarefas e atenção ao detalhe;
- Capacidade de pensar de forma independente, analisar problemas e identificar soluções;
- Disponibilidade para viajar e trabalhar no campo;
- Fluência oral e escrita da Língua Portuguesa e Inglesa.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Carta de Apresentação;
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Habilitações Literárias.
2. Como se Candidatar:
Os interessados, poderão se Candidatar a esta Vaga de Emprego, submetendo a sua Carta de Apresentação (máximo 1 página), Curriculum Vitae (máximo 2 páginas) e Certificado de Habilitações Literárias através do correio eletrónico abaixo:
E-mail: mozambique@icei.it
Escreva no Assunto do E-mail: “Oficial de Comunicação (m/f)”.
Validade: 08 de Setembro de 2023
Local: Maputo
Duração do Contrato: 13 meses, com possibilidade de renovação
Nota: O CV ou a carta de apresentação devem incluir os detalhes de 3 contactos para referências (Nome, título/posição, número de telefone e e-mail). As candidaturas incompletas não serão consideradas. As candidaturas recebidas fora do prazo de validade indicado, não serão consideradas. Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados. O ICEI é uma organização de oportunidades iguais e encoraja positivamente a candidatura de pessoas devidamente qualificadas e elegíveis.