O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem.
Missão
- Assegurar a monitoria, avaliação, gestão do conhecimento e processos de aprendizagem do programa;
- Assegurar a coleta, consolidação e sistematização de todos os dados e informações necessários para o monitoria eficaz do progresso e das realizações do programa e a elaboração de relatórios de monitoria regulares;
- Garantir a identificação, consolidação e documentação das melhores práticas, histórias de sucesso e lições aprendidas através da realização de reuniões de aprendizagem a nível local ou provincial;
- Apoiar na Planificação e redação de relatórios regulares do programa;
- Apoiar a organização e documentação de visitas de intercâmbio entre as províncias.
Responsabilidades e Tarefas
O (A) Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem será responsável pelas seguintes tarefas:
- Desenvolver e implementar o Plano MEL de acordo com as normas e procedimentos da USAID e do CESC;
- Garantir o cumprimento dos requisitos mínimos de M&A, incluindo a recolha, consolidação e sistematização de todos os dados e informações necessários para a documentação e tomada de decisões;
- Assegurar que as actividades de M&A são concebidas e implementadas para avaliar a relevância, a eficácia, a eficiência, o impacto e a sustentabilidade dos resultados dos projectos;
- As actividades de acompanhamento são realizadas de forma credível e sistemática;
- Documentar os ensinamentos e as recomendações para melhorar a conceção da execução dos projectos e contribuir para melhorar as prioridades e os resultados com base nos resultados;
- Supervisão do planeamento, da avaliação, da gestão dos conhecimentos e do acompanhamento do programa.
- Garantir a qualidade dos dados;
- Organizar e documentar os resultados das reuniões de aprendizagem;
- Organizar e documentar visitas de intercâmbio para assegurar a colaboração, a partilha de conhecimentos e a aprendizagem e defender o desenvolvimento de políticas;
- Preparar e garantir a apresentação oportuna dos planos de monitoria do desempenho do projeto, incluindo o desenvolvimento e definição de indicadores e fontes de dados do programa, e contribuir para os planos de trabalho anuais, relatórios trimestrais e anuais e outros documentos do programa;
- Elaborar termos de referência para os estudos de base, meio termo e final do programa;
- Liderar a avaliação de Programa e Projectos.
Requisitos
Habilitações Académicas
- Licenciatura em Estatística, Geografia, Estudos de População e Desenvolvimento ou áreas afins.
Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Bons conhecimentos da área de Monitoria & Avaliação
- Capacidade para redigir relatórios baseados em resultados e relatórios narrativos;
- Conhecimentos profundos sobre técnicas de avaliação quantitativa e qualitativa em programas de Direitos Humanos e Democracia;
- Bons conhecimentos de aplicações de software estatístico SPSS, STATA, NVivo, Atlas.ti ou outros equivalentes;
- Conhecimentos profundos de suporte a estratégias e sistemas de MEL;
- Boa compreensão do design do programa, teoria das funções de mudança e estruturas lógicas, incluindo ligações entre objetivos, indicadores, metas e atividades;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Proficiência oral e escrita da língua portuguesa e inglesa.
Competências de Gestão e Comportamentais
O (A) Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem deverá possuir um nível elevado de proficiência nas seguintes competências Comportamentais:
Competências Comportamentais
- Excelente capacidade de apresentação, analítica, interpessoal, de gestão de tempo, investigação e de comunicação;
- Capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão;
- Capacidade de liderar e treinar equipes de trabalho;
- Fortes habilidades de organização e de gestão de tempo;
- Sigilo profissional Planeamento e Controlo Gestão;
- Observância de Normas e Procedimentos.
Tempo de Experiência
- Experiência de pelo menos 5 anos de trabalho em projectos de governação.
Expectativa Salarial
- O(A) candidato(a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
- Maio de 2024.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações.
2. Como se Candidatar:
Para se Candidatar a esta Vaga de Emprego CLIQUE AQUI ou na Tecla abaixo:
Validade: 18 de Abril de 2024
Local da Vaga: Moçambique.
Nota: Encorajamos a candidatura de Mulheres.
Aviso
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos. Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org.