A Ovarelelana é uma organização moçambicana sem fins lucrativos criada em 2010 para apoiar populações vulneráveis. A Ovarelelana tem experiência considerável na implementação de projetos de assistência a crianças órfãs e vulneráveis (COVs) afetadas pelo HIV e Sida, com foco na gestão de casos, retenção em tratamento antirretroviral, grupos de poupança e DREAMS.
A Ovarelelana – Associação para o Fortalecimento Comunitário (AFOC) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal duas (2) Supervisoras de Fortalecimento Económico, baseada na cidade de Nampula.
Responsabilidades
- Mobilização e formação de Grupos de Poupança;
- Acompanhamento e Supervisão aos Facilitadores dos Grupos de Poupança;
- Planificação e coordenação;
- Monitoria e recolha de dados.
Tarefas
- Identificar comunidades para formação de grupos de poupança em cooperação com o gestor de casos e gestor de casos líder de acordo com os princípios de programação do FILOVC e as necessidades da metodologia ACPE;
- Apoiar o facilitador na formação de membros de grupos em educação financeira;
- Apoiar o facilitador na formação de membros de grupos em planificação e gestão de negócios;
- Introduzir a metodologia ACPE aos líderes locais (distrito, localidade e comunidade) com o apoio e envolvimento dos facilitadores;
- Apresentar facilitadores aos líderes da aldeia e à comunidade em suas respectivas áreas de trabalho;
- Inicialmente, formar grupos de poupança em áreas onde nenhum facilitador poderia ser identificado ou onde um facilitador abandonou;
- Acompanhar a implementação de planos de trabalho e a realização de metas;
- Assegurar que os facilitadores tenham os conhecimentos técnicos e materiais de trabalho (manuais, SG kit, bicicleta, etc) para formar e acompanhar grupos de poupança de alta qualidade;
- Treinamento de facilitadores em suas sessões de treinamento inicial. (O supervisor deve acompanhar o facilitador em cada sessão de treinamento que ele tenha pela primeira vez e, se necessário, o supervisor deve acompanhar o facilitador pela segunda vez para garantir a qualidade do treinamento). Visitar regularmente o grupos de poupança para avaliar a qualidade do grupo e do facilitador, utilizando a ferramenta de avaliação de qualidade do grupo, o formulário de mudança de fase e o formulário de avaliação do facilitador. O número mínimo de visitas é de 4 vezes: na primeira reunião de poupança, na mudança de fase da fase intensiva para a fase de desenvolvimento e da fase de desenvolvimento para a fase de maturidade e da visita final na distribuição;
- Fornecer feedback aos facilitadores sobre o seu desempenho e avaliar a sua elegibilidade;
- Participar em reuniões de planificação mensal/ trimestral da organização;
- Apresentar relatórios para o período anterior e planos para o próximo período;
- Desenvolver planos de trabalho semanais/ mensais com facilitadores e coordenar estes com actividades dos gestores de casos (gestores de casos líderes). (Isso será importante para permitir referencias de gestores de casos para facilitadores de grupos de poupança de membros de grupos de poupança para gestores de casos);
- Reportar regularmente ao oficial de projecto ou gestor sobre as atividades dos grupos de poupança e o nível de realização de metas;
- Coordenar com outros implementadores de grupos de poupança na área de trabalho e considerar suas atividades nos planos de trabalho;
- Coletar dados para SAVIX usando o formulário de coleta de dados e dados para outros sistemas de gerenciamento de dados usando os formulários definidos pelo projeto;
- Enviar formulários ao pessoal de M&A e inserir dados no SAVIX;
- Usar SAVIX para monitorar o desempenho dos grupos de poupança e identificar grupos com fraco desempenho e facilitadores com fraco desempenho;
- Supervisionar os Facilitadores de poupança;
- Coordenar com os Oficiais de entrada de dados e Supervisores de Gestão de Casos e/ou DREAMS;
- Manter relações externas com organizações que implementam grupos de poupança na mesma área.
Requisitos
- 12ª Classe de SNE ou equivalente;
- Conhecimento e experiência de trabalho de poupança.
Processo de Candidatura
Documentos Exigidos:
- Cartas de Motivação;
- Curriculum Vitae;
- Três (3) Referências Profissionais.
Como Candidatar-se:
Os interessados poderão Candidatar-se submetendo os Documentos Exigidos Através do Correio Electrónico abaixo:
Email: recrutamento@ovarelelana.org.mz
Escreva no Assunto do E-mail: “Candidatura – Supervisoras de Fortalecimento Económico”.
Ou poderá submeter presencialmente no Endereço: Rua 2317, mais conhecida por rua do “BAR PIRI-PIRI”, atrás das BOMBAS DE COMBUSTIVEL, no bairro de Muhala Expansão – Nampula
Local da Vaga: Nampula.
Validade: 16 de Setembro de 2024
Nota: Se não forem encontrados candidatos adequados, a vaga permanecerá aberta até ser preenchida.