O Reino de Eswatini, a República de Moçambique e a República da África do Sul concordaram em reforçar a sua cooperação nas bacias dos rios Incomati e Maputo, estabelecendo a Comissão dos Cursos de Água de Incomati e Maputo (INMACOM). O Secretariado está sediado em Mbabane, Eswatini.
A Comissão está actualmente envolvida num processo de recrutamento de um Secretário Executivo para supervisionar a coordenação e monitorização quotidiana das operações da Comissão e, portanto, procura candidaturas de profissionais devidamente qualificados para assumir a função. A posição dentro da estrutura de gestão da Comissão reporta ao Comité Directivo Técnico, composto pelos Secretários Principais e Directores Nacionais de Água dos três Estados-Membros.
PRINCIPAIS ÁREAS DE DESEMPENHO
- Administrativo e Financeiro: Criar um Secretariado funcional da INMACOM
- Elaborar e submeter o orçamento anual
- Elaborar e submeter um Plano Estratégico
- Preparar e enviar demonstrações financeiras anuais auditadas.
- Secretariado: Preparar reuniões ordinárias e extraordinárias
- Relatório anual sobre as actividades do Secretariado
- Facilitar, coordenar e agilizar o apoio dos Parceiros de Cooperação Internacional.
QUALIFICAÇÕES PRINCIPAIS
- Requisitos Educacionais: Pós-graduação em uma ou mais das seguintes áreas relacionadas com a água Gestão/Engenharia de Recursos Hídricos, Hidrologia, Hidrogeologia e Ciências Ambientais.
- Experiência: Pelo menos 10 anos de experiência em desenvolvimento e implementação de políticas em nível executivo sénior
- Experiência em organizações internacionais
- Experiência em lidar com negociações transfronteiriças de água nas bacias do Incomati e/ou Maputo, região da SADC e/ou noutros locais.
- Outros: Deve ser fluente em inglês, o conhecimento da língua portuguesa é uma vantagem adicional.
PERÍCIA, CONHECIMENTOS E HABILIDADES
- Experiência em cooperação transfronteiriça e capacidade de gestão demonstrada de programas e projectos regionais multinacionais
- Conhecimento de gestão integrada de recursos hídricos
- Experiência comprovada em desenvolvimento institucional, gestão de instituições dinâmicas e emergentes
- Experiência no desenvolvimento de sistemas financeiros, de gestão de recursos humanos, de gestão de dados e de informação
- Experiência em angariação de fundos e mobilização de recursos, desenvolvimento de estratégias e coordenação.
- Experiência de trabalho em estreita colaboração com governos, doadores, sociedade civil e organizações intergovernamentais
- Experiência na coordenação de projectos de desenvolvimento complexos e multi-actores
- Compreensão das necessidades, aspirações e visão de desenvolvimento de cada país membro ribeirinho
- Competências e capacidade de criação de redes para facilitar a gestão participativa das partes interessadas
- A experiência dos Estados-Membros seria uma vantagem.
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Transparência, diplomacia e integridade são pré-requisitos fortes para esta posição.
PROCEDIMENTO PARA CANDIDATURA
As candidaturas devem ser dirigidas à agência de recrutamento da seguinte forma:
E-mail: recruitment@kq.co.sz
Validade: 27 de Setembro de 2024
O Consultor de Recrutamento | KQ Consulting (Pty) Ltd | PO Box 710, Manzini, Eswatini.
A correspondência será limitada apenas aos candidatos pré-seleccionados.
Os candidatos serão obrigados a submeter-se a testes psicométricos, verificação e autorização de segurança. A posição envolve viagens entre Eswatini, Moçambique e África do Sul e está aberta a cidadãos dos três Estados-Membros.
As entrevistas serão realizadas apenas em inglês.