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Vaga para Oficial de Procurement (m/f)

O ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional, está a recrutar um (1) Oficial de Procurement (m/f) para Quelimane.

Objectivo Geral:

  • O(A) Oficial de Procurement terá como função apoiar na implementação do plano de actividades dos projectos a nível nacional (Quelimane e Maputo), na provisão do suporte à aquisição /contratação de bens e serviços, bem como na componente de organização da documentação relacionada com todos os processos de aquisições, assegurando deste modo uma actuação eficiente e registo atempado de todos os processos de aquisições, e contratação de serviços, relativos ao ICEI.
  • O Oficial de Procurement trabalhará sob orientação da Administradora Nacional, desempenhando um papel fundamental na garantia de integridade, justiça e abertura dos processos de aquisição, bem como na adesão a políticas, procedimentos e controles internos da organização, assim como dos respectivos doadores.
  • A principal responsabilidade associada a esta posição consiste em apoiar na planificação e na aquisição/contratação de bens e serviços. O Oficial de Procurement será responsável por garantir que toda a documentação relacionada com os processos de aquisição esteja completa e corresponda aos critérios e requisitos definidos para os mesmos.

Principais Tarefas e Responsabilidades:

  • Coordenar as actividades do Sector de Aquisições, no ICEI;
  • Preparar e manter o plano de aquisições dos projetos, obter as aprovações relevantes e necessárias em tempo útil e supervisionar a execução desses planos;
  • Assegurar a publicação atempada dos concursos públicos, fornecer informações aos potenciais concorrentes (fornecedores e consultores), em observância aos princípios de economia, eficiência, transparência e uma concorrência fiável.
  • Coordenar com as áreas específicas para elaboração das especificações técnicas para aquisição de bens e serviços, assim como para elaboração dos termos de referência para contratação de consultores;
  • Elaborar Documentos de Concursos (usando formatos e procedimentos internos assim como respeitando as regras dos doadores), cartas-convite para concursos, relatórios de avaliação, contratos, e outros documentos necessários para implementação das actividades de aquisições dos projectos;
  • Facilitar a distribuição adequada dos bens adquiridos, a instalação e a utilização dos equipamentos e outros bens adquiridos, bem como a manutenção de um inventário desses mesmos equipamentos;
  • Assegurar que todos os equipamentos e outros bens e serviços adquiridos no âmbito dos projetos satisfazem as condições dos contratos antes de se efetuar o pagamento;
  • Assegurar que as informações de suporte aos processos de aquisições sejam bem coordenadas com outras informações de planificação dos projetos, nomeadamente, orçamento e outras informações financeiras dos projetos;
  • Fazer a revisão periódica dos procedimentos internos para aquisições do ICEI;
  • Receber as propostas dos concursos, participar da abertura, elaborar actas de abertura;
  • Organizar e Participar nas sessões de avaliação das propostas dos concorrentes como relator e assistente técnico das comissões de avaliação (Júri), solicitar esclarecimentos aos concorrentes, preparar o relatório de avaliação e submeter à Administradora do ICEI para aprovação final;
  • Identificar potenciais fornecedores e manter uma base de dados actualizada de fornecedores com o apoio do staff relevante a nível provincial;
  • Realizar e/ou supervisionar estudos e análises de mercado para identificar fornecedores adequados para os processos de aquisição;
  • Verificar as condições de validade dos documentos de concurso, nomeadamente as provisões sobre a garantia de boa execução, prazos de entrega, cronograma de trabalhos/entrega, indicadores de qualidade, antes da assinatura do contrato;
  • Estabelecer a monitoria do plano de aquisições bem como do desempenho das Entidades Contratadas.
  • Estabelecer e manter relações sólidas com os fornecedores; avaliar regularmente o desempenho e a competência dos fornecedores
  • Estabelecer um sistema de arquivo dos processos físicos, assegurando que todos os documentos relacionados estão incluídos nos arquivos correspondentes. Por outro lado, assegurar o seu constante armazenamento virtual no Onedrive;
  • Coordenar e manter um constante fluxo de comunicação entre todas as partes envolvidas nos processos de aquisição;
  • Executar quaisquer outras tarefas que lhe sejam razoavelmente atribuídas.

Políticas e Procedimentos:

  • Garantir integridade, justiça, precisão e abertura nos processos de aquisição;
  • Garantir que as políticas e procedimentos do ICEI sejam seguidos e aplicados, assim como as regras dos financiadores dos projectos;
  • Ajudar o staff e parceiros a se familiarizarem e compreenderem as políticas e procedimentos do ICEI, relacionados aos processos de aquisição, realizando formações ou outros métodos, conforme necessário;
  • Manter actualizados os registos e arquivos físicos e electrónicos de compras.

Requisitos e Competências:

  • Possuir grau de licenciatura ou mestrado em Administração de Empresas, Logística, Economia ou outra área relevante;
  • Mínimo 5 anos de experiência relevante comprovada na área de procurement;
  • Boa compreensão e experiência profissional anterior na preparação de especificações técnicas, documentos de concurso, cadernos de encargos e pedidos de propostas;
  • Possuir experiência comprovada de trabalho em ONGs e cooperação internacional, nomeadamente experiência de trabalho com projectos financiados pela UE, AICS, entre outros;
  • Conhecimentos sólidos a nível de procedimentos e sistemas de aquisição;
  • Competência na utilização dos regulamentos locais relativos a aquisições e requisitos aduaneiros;
  • Capacidade de responder de forma eficaz às demandas e consultas, respeitando os deadlines estabelecidos;
  • Capacidade de gerenciar e priorizar vários concursos em simultâneo;
  • Domínio da língua portuguesa e conhecimentos da língua inglesa e, das línguas locais será uma vantagem;
  • Elevada proficiência no pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint, internet, OneDrive, etc.);
  • Carta de condução de viaturas ligeiras e/ou de motorizadas constituirá uma vantagem.
  • Ser dinâmico, autónomo, responsável e comprometido com a missão do projeto;
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e com foco nos resultados;
  • Boas habilidades de planejamento, organização, comunicação, mediação, e gerenciamento de conflitos;
  • Capacidade de colaborar e manter boas relações entre ICEI, instituições, comunidades locais e parceiros.

Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos:

  • Carta de Apresentação (máximo 1 página);
  • Curriculum Vitae (máximo 3 páginas);
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Cópia de Bilhete de Identidade;
  • 3 referências contactáveis.

2. Como se Candidatar:

Os interessados, poderão se Candidatar a esta Vaga de Emprego, submetendo os Documentos Exigidos (ver acima) através do correio eletrónico abaixo:

E-mail: mozambique@icei.it

Escreva no Assunto do E-mail: “Oficial de Procurement_Moz”.

Validade: 30 de Setembro de 2023.

Localização: Quelimane (Assistindo Maputo).

Área: Administração

Duração do Contrato: 13 meses, com possibilidade de renovação mediante avaliação de desempenho.

Notas:

  • O CV ou a carta de apresentação devem incluir os detalhes de 3 contactos para referências (Nome, título/posição, número de telefone e e-mail).
  • As candidaturas incompletas não serão consideradas.
  • As candidaturas recebidas fora do prazo de validade indicado, não serão consideradas.
  • Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.

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