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Vaga para Assessor Financeiro (m/f)

Contexto

Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2017, com sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia, onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades que visam expandir o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, aborto Seguro e VBG através da melhoria do ambiente de acesso aos serviços, fortalecimento dos sistemas de saúde, gerar e disseminar novos conhecimentos e fortalecimento das redes de apoio social para as mulheres e raparigas em idade reprodutiva.

No âmbito da implementação das suas actividades, pretende recrutar e contractar imediatamente, um(a) Assessor de Finanças, que será responsável por assistir o Gestor Financeiro nas operações financeiras, assumindo a responsabilidade por funções financeiras específicas. O Assessor Financeiro é também responsável por contribuir para os projectos, contribui na elaboração de orçamentos, rever propostas, preparação de auditorias e na elaboração de relatórios.

Deveres e Responsabilidades

Baseado(a) na Província da Zambézia, sob supervisão do(a) Gestor Financeiro, o(a) Assessor/a de Finanças irá desenvolver as seguintes tarefas e responsabilidades:

Liderança Organizacional e Estratégia:

  • Fornece contributos e participa na revisão do plano estratégico;
  • Responsável pelo alcance de resultados nas áreas de trabalho designadas;
  • Trabalha em colaboração com outras equipas e areas;
  • Fornece supervisão de apoio (quando aplicável).

Gestão Financeira e de Riscos:

  • Cumpre as normas de gestão financeira do Ipas e outras políticas e procedimentos operacionais em áreas funcionais relevantes (inventário, aprovisionamento, salários, TI);
  • Implementa planos e actividades de mitigação de riscos;
  • Assegura uma boa gestão do financiamento nas suas áreas de trabalho;

Programa, conteúdo técnico, ou funcional do trabalho:

  • Líder no desenvolvimento e implementação de planos de trabalho e orçamentos para a unidade ou área funcional atribuída;
  • Revê, processa, coordena e reconcilia pagamentos a vendedores e outras entidades externas;
  • Prepara a reconciliação bancária mensal, revê as transacções no software de contabilidade;
  • Participa na preparação e construção dos relatórios dos doadores, conforme as instruções;
  • Processa pedidos de pagamento a consultores, assegurando que os acordos, facturas e outros documentos sejam devidamente apresentados e preenchidos;
  • Mantém um registo dos impostos retidos na fonte deduzidos aos consultores, assegurando ao mesmo tempo que as deduções são remetidas e introduzidas de forma correcta;
  • Processa todos os adiantamentos de viagem, pagamento e pedidos de adiantamento de actividades do programa, bem como justificativos de viagem;
  • Contribui para a preparação e apresentação de relatórios financeiros mensais à NC Global, incluindo processos de encerramento de fim de mês;
  • No escritório designado, prepara a folha de pagamento mensal e remete as deduções da folha de pagamento as autoridades administrativas e fiscais, de acordo com as leis locais.
  • Ajuda na integração do novo pessoal;
  • Realizar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossas equipas locais e com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento dos acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores;
  • Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contáveis, de gestão e de execução dos projectos;
  • Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor;
  • Assiste na resolução de problemas, conforme necessário.

Mobilização de recursos:

  • Contribui na elaboração de relatórios para doadores e documentos externos;
  • Contribui para propostas (principalmente orçamentos) em áreas técnicas relevantes.

Comunicações e representação:

Representa o Ipas junto de parceiros locaiss, tais como subgrantees, provedores de serviços ou consultores.

Requisitos:

Competências e Experiência Requerida

  • Um profundo compromisso com a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, especialmente o aborto e o acesso à contracepção;
  • Inglês fluente a nível profissional (fala, leitura e escrita);
  • Capacidade comprovada para liderar e motivar equipas e criar um ambiente de trabalho positivo, incluindo através de supervisão de apoio, comunicação forte, abordagens de liderança não hierárquica;
  • Demonstra capacidade e compromisso de boa gestão de fundos, incluindo fortes competências em planeamento de trabalho, orçamentação, monitorização financeira e resolução de problemas com base em dados;
  • Demonstra atenção aos detalhes, revisão e identificação de inconsistências em grandes quantidades de dados ou informação para assegurar consistência e exactidão na contabilidade e relatórios financeiros;
  • Capacidade comprovada para construir relações de trabalho positivas com diversas equipas internas e parceiros externos.

Educação

  • Diploma avançado em contabilidade, finanças, ou negócios;
  • Experiência na gestão de grandes subvenções, fundos e/ou orçamentos;
  • C.P.A.
  • Conhecimento de trabalho do Microsoft Office Suite, particularmente do Excel;

Ambiente de trabalho

  • Capacidade de viajar até 10 – 15% a nível doméstico (com viagens regionais ou globais ocasionais, se aplicável)

Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos:

  • Carta de manifestação de interesse;
  • Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais)
  • Certificados de Trabalho.

2. Como se Candidatar:

Os candidatos interessados devem apresentar as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF, para o endereço de e-mail abaixo:

E-mail: procurementMZ@ipas.org

Com Cópia (CC): zacariasc@ipas.org

Indicar no ASSUNTO/SUBJECT: “Ipas Candidatura – Assessor(a) de Finanças – Zambézia”.

Validade: 06 de Novembro de 2023 as 17:00.

Local da Vaga: Zambézia.

NOTA: O IPAS está fortemente empenhado em proporcionar um ambiente de trabalho livre de todas as formas de assédio, discriminação e desigualdade. Recrutamos, empregamos, treinamos, promovemos e compensamos o nosso pessoal independentemente de raça, idade, sexo, religião, origem nacional, cor, credo, ancestralidade, cidadania, estado civil, estatuto de veterano, serviço militar, deficiência, informação genética, identidade de género, expressão de género, estado transgénero, orientação sexual, ou qualquer outra característica pessoal protegida por lei ou delineada pela política de Ipas.

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