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Vaga para Técnico Dinamizador Comunitário (m/f)

A Um Pequeno Gesto (UPG), é uma associação sem fins lucrativos legalmente reconhecida como ONGD pelo MNE Portugal desde Março de 2008 e pelo MNE Moçambique desde Junho de 2010.

A nossa missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e suas famílias em Moçambique. Acreditamos que o acesso à educação e nutrição num ambiente saudável e digno permite a jovens moçambicanos quebrar o ciclo de pobreza. Em 2023, apoiámos mais de 3’000 crianças diariamente através do Programa de Apadrinhamento e nas várias áreas do projecto de Apoio à Pobreza, Infra-estruturas, Educação e Sustentabilidade. Anualmente, a UPG angaria e aplica mais de 300 mil euros no terreno e, desde o lançamento a UPG aplicou mais de 2 milhões de euros em apoio directo, local e diário no terreno.

O Mbalelé-Mbalelé Hureé: Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é um projecto que será implementado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação) em parceria a UPG e com a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil entre 2024 e 2026. Este Projecto tem como Objectivo Geral “Contribuir para a implementação de um Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo para crianças dos 3-8 anos da Cidade Maputo e Província de Gaza, em conjunto com autoridades, profissionais, comunidades, organizações e entidades do ensino superior” e como Objectivo Específico “Reforçar as competências de profissionais, pais/encarregados de educação e comunidades associados aos 5 domínios de cuidados integrados de protecção da criança do DPI Inclusivo (saúde, nutrição, cuidados responsivos, aprendizagem precoce, segurança e protecção)”.

Objectivo Geral de Função

O Técnico Dinamizador Comunitário de DPI (TDC) é responsável pela qualidade técnica/metodológica da implementação da intervenção no âmbito dos Direitos, Protecção e Educação de Infância Inclusiva, nas escolas e comunidades na província de Gaza:

  • Participa e dinamiza actividades transversais do projecto;
  • Apoia na criação e dinamiza Baús Pedagógicos orientados para os 5 domínios de cuidados integrados de protecção da criança;
  • Co coordena estágios de estudantes universitários nas escolas-alvo do projecto;
  • Acompanha as direcções escolares na gestão e administração escolar e recolha de métricas de Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo;
  • Orienta e supervisionar a equipa de técnicos sociocomunitários na dinamização de oficinas para educadores/professores e para pais e encarregados de educação;
  • Reporta ao Técnico de gestão e acompanhamento local Gaza do Mbalelé;
  • Coordena a intervenção nas escolas e nas comunidades dos grupos de Técnicos Sociocomunitários;
  • Coordena grupos de formandos/formadores em acções de formação desenvolvidas no âmbito do Projecto;
  • Colabora com as lideranças locais, autoridades locais e parceiros.

Deveres & Responsabilidades

A) Apoio à conceção de programas de formação e de intervenção:

  • Apoia na conceção e supervisiona a implementação de modelos de levantamento de necessidades na província onde exerce funções, garantindo informação de qualidade;
  • Identifica necessidades de intervenção, em articulação com parceiros de implementação e outros stakeholders;
  • Apoia a sistematização das metodologias e materiais de formação;
  • Verifica as aprendizagens e competências realizadas nos processos formativos com o apoio do TFEI.
  • Apoia a organização dos eventos públicos do projecto;

B) Desenvolvimento administrativo-financeiro da intervenção

  • Apoio à organização dos Dossiers Técnicos e Pedagógicos em formato físico e digital das formações;
  • Acompanha, supervisiona, apoia e certifica a qualidade com que os educadores, professores e direcções das escolas implementam as práticas pedagógicas e de gestão e administração escolar;
  • Apoia a elaboração e implementação, após aprovação, dos calendários de actividades nas províncias onde exerce funções, respeitando a coerência global da intervenção;
  • Apoia na organização e apresentação mensal dos relatórios/pontos de situação e cronogramas de actividades de acordo com os modelos estabelecidos;
  • Apoia na elaboração de artigos e participa na produção de conteúdos, de acordo com a escala e as regras definidas;
  • Tira, cataloga e arquiva fotografias sobre a intervenção de acordo com as regras estabelecidas;

C) Monitorização e avaliação da intervenção

  • Apoia na conceição e implementação de modelos de avaliação da intervenção, incluindo recolha e tratamento de dados;
  • Co avalia a progressão na aprendizagem realizada pelos formandos;
  • Apoia a monitorização e sugere modificações à intervenção, baseado nos indicadores e em observações e trocas de impressões com público-alvo e parceiros;
  • Participa activamente nas missões de monitorização e avaliação realizadas e na redacção dos respectivos relatórios.
  • Apoia a implementação de outras actividades constantes no plano de comunicação.
  • Respeita os acordos de divulgação do apoio de financiadores e parceiros associados à intervenção.

Especificação Pessoal

Aptidões

  • Capacidade para criar bom clima de trabalho em equipa;
  • Consciência intercultural;
  • Capacidade de auto motivação e auto-aprendizagem;
  • Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados;
  • Capacidade de gestão de recursos humanos e de gestão do tempo;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida;
  • Trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com colegas nacionais e expatriados;
  • Orientação para a obtenção quotidiana de resultados;

Conhecimento

  • Formação Superior em Educação de Infância (preferencial);
  • Formação em Protecção e Direitos Humanos e/ou das Crianças (preferencial);
  • Formação Pedagógica de Formadores (preferencial);
  • Microsoft Office;
  • Domínio da Língua Portuguesa falada e escrita;
  • Conhecimento da realidade social e cultural de Moçambique;
  • Conhecimento da realidade educativa em Moçambique (preferencial).

Experiência

  • Experiência de trabalho no sector da educação de Infância (preferencialmente 2 anos);
  • Experiência de trabalho e gestão da formação de adultos (preferencial);
  • Experiência em gestão de projectos e/ou equipas de trabalho;

Compromisso

  • Compromisso com a luta contra a pobreza;
  • Compromisso com a capacitação das instituições, baseada no respeito mútuo e na parceria;
  • Disponibilidade para viajar no país de intervenção, nomeadamente nas regiões previstas no projecto, ou outras, de acordo com as necessidades.

Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos:

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Motivação;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Cópia do Documento de Identificação.

2. Como se Candidatar:

As candidaturas (Curriculum Vitae, Carta de Motivação, Certificado de Habilitações Literárias e Cópia do Documento de Identificação) deverão ser submetidas para o endereço electrónico abaixo:

E-mail: geral@umpequenogesto.org

Escreva no Assunto do E-mail: “Candidatura – Técnico Dinamizador Comunitário”.

Local de trabalho: Província de Gaza, Chokwé ou Xai Xai.

Validade: 25 Janeiro 2024

Carga horária e horário: Tempo completo (40 horas semanais), flexíveis em função das necessidades;

Duração: 12 meses com possibilidades de renovação (sujeito a avaliação do desempenho)

Os candidatos devem ter em conta que as candidaturas serão revistas à medida que são recebidas.

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6. Vaga para Motorista Mecânico (m/f) – 12ª Classe

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8. Vaga para Gestor de Operações (m/f)

9. Vaga para Assistente de Operações de Vendas (m/f)