A Um Pequeno Gesto (UPG), é uma associação sem fins lucrativos legalmente reconhecida como ONGD pelo MNE Portugal desde Março de 2008 e pelo MNE Moçambique desde Junho de 2010.
A nossa missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e suas famílias em Moçambique. Acreditamos que o acesso à educação e nutrição num ambiente saudável e digno permite a jovens moçambicanos quebrar o ciclo de pobreza. Em 2023, apoiámos mais de 3’000 crianças diariamente através do Programa de Apadrinhamento e nas várias áreas do projecto de Apoio à Pobreza, Infra-estruturas, Educação e Sustentabilidade. Anualmente, a UPG angaria e aplica mais de 300 mil euros no terreno e, desde o lançamento a UPG aplicou mais de 2 milhões de euros em apoio directo, local e diário no terreno.
O Mbalelé-Mbalelé Hureé: Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é um projecto que será implementado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação) em parceria a UPG e com a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil entre 2024 e 2026. Este Projecto tem como Objectivo Geral “Contribuir para a implementação de um Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo para crianças dos 3-8 anos da Cidade Maputo e Província de Gaza, em conjunto com autoridades, profissionais, comunidades, organizações e entidades do ensino superior” e como Objectivo Específico “Reforçar as competências de profissionais, pais/encarregados de educação e comunidades associados aos 5 domínios de cuidados integrados de protecção da criança do DPI Inclusivo (saúde, nutrição, cuidados responsivos, aprendizagem precoce, segurança e protecção)”.
Objectivo Geral de Função
O Técnico Dinamizador Comunitário de DPI (TDC) é responsável pela qualidade técnica/metodológica da implementação da intervenção no âmbito dos Direitos, Protecção e Educação de Infância Inclusiva, nas escolas e comunidades na província de Gaza:
- Participa e dinamiza actividades transversais do projecto;
- Apoia na criação e dinamiza Baús Pedagógicos orientados para os 5 domínios de cuidados integrados de protecção da criança;
- Co coordena estágios de estudantes universitários nas escolas-alvo do projecto;
- Acompanha as direcções escolares na gestão e administração escolar e recolha de métricas de Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo;
- Orienta e supervisionar a equipa de técnicos sociocomunitários na dinamização de oficinas para educadores/professores e para pais e encarregados de educação;
- Reporta ao Técnico de gestão e acompanhamento local Gaza do Mbalelé;
- Coordena a intervenção nas escolas e nas comunidades dos grupos de Técnicos Sociocomunitários;
- Coordena grupos de formandos/formadores em acções de formação desenvolvidas no âmbito do Projecto;
- Colabora com as lideranças locais, autoridades locais e parceiros.
Deveres & Responsabilidades
A) Apoio à conceção de programas de formação e de intervenção:
- Apoia na conceção e supervisiona a implementação de modelos de levantamento de necessidades na província onde exerce funções, garantindo informação de qualidade;
- Identifica necessidades de intervenção, em articulação com parceiros de implementação e outros stakeholders;
- Apoia a sistematização das metodologias e materiais de formação;
- Verifica as aprendizagens e competências realizadas nos processos formativos com o apoio do TFEI.
- Apoia a organização dos eventos públicos do projecto;
B) Desenvolvimento administrativo-financeiro da intervenção
- Apoio à organização dos Dossiers Técnicos e Pedagógicos em formato físico e digital das formações;
- Acompanha, supervisiona, apoia e certifica a qualidade com que os educadores, professores e direcções das escolas implementam as práticas pedagógicas e de gestão e administração escolar;
- Apoia a elaboração e implementação, após aprovação, dos calendários de actividades nas províncias onde exerce funções, respeitando a coerência global da intervenção;
- Apoia na organização e apresentação mensal dos relatórios/pontos de situação e cronogramas de actividades de acordo com os modelos estabelecidos;
- Apoia na elaboração de artigos e participa na produção de conteúdos, de acordo com a escala e as regras definidas;
- Tira, cataloga e arquiva fotografias sobre a intervenção de acordo com as regras estabelecidas;
C) Monitorização e avaliação da intervenção
- Apoia na conceição e implementação de modelos de avaliação da intervenção, incluindo recolha e tratamento de dados;
- Co avalia a progressão na aprendizagem realizada pelos formandos;
- Apoia a monitorização e sugere modificações à intervenção, baseado nos indicadores e em observações e trocas de impressões com público-alvo e parceiros;
- Participa activamente nas missões de monitorização e avaliação realizadas e na redacção dos respectivos relatórios.
- Apoia a implementação de outras actividades constantes no plano de comunicação.
- Respeita os acordos de divulgação do apoio de financiadores e parceiros associados à intervenção.
Especificação Pessoal
Aptidões
- Capacidade para criar bom clima de trabalho em equipa;
- Consciência intercultural;
- Capacidade de auto motivação e auto-aprendizagem;
- Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados;
- Capacidade de gestão de recursos humanos e de gestão do tempo;
- Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida;
- Trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com colegas nacionais e expatriados;
- Orientação para a obtenção quotidiana de resultados;
Conhecimento
- Formação Superior em Educação de Infância (preferencial);
- Formação em Protecção e Direitos Humanos e/ou das Crianças (preferencial);
- Formação Pedagógica de Formadores (preferencial);
- Microsoft Office;
- Domínio da Língua Portuguesa falada e escrita;
- Conhecimento da realidade social e cultural de Moçambique;
- Conhecimento da realidade educativa em Moçambique (preferencial).
Experiência
- Experiência de trabalho no sector da educação de Infância (preferencialmente 2 anos);
- Experiência de trabalho e gestão da formação de adultos (preferencial);
- Experiência em gestão de projectos e/ou equipas de trabalho;
Compromisso
- Compromisso com a luta contra a pobreza;
- Compromisso com a capacitação das instituições, baseada no respeito mútuo e na parceria;
- Disponibilidade para viajar no país de intervenção, nomeadamente nas regiões previstas no projecto, ou outras, de acordo com as necessidades.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae;
- Carta de Motivação;
- Certificado de Habilitações Literárias;
- Cópia do Documento de Identificação.
2. Como se Candidatar:
As candidaturas (Curriculum Vitae, Carta de Motivação, Certificado de Habilitações Literárias e Cópia do Documento de Identificação) deverão ser submetidas para o endereço electrónico abaixo:
E-mail: geral@umpequenogesto.org
Escreva no Assunto do E-mail: “Candidatura – Técnico Dinamizador Comunitário”.
Local de trabalho: Província de Gaza, Chokwé ou Xai Xai.
Validade: 25 Janeiro 2024
Carga horária e horário: Tempo completo (40 horas semanais), flexíveis em função das necessidades;
Duração: 12 meses com possibilidades de renovação (sujeito a avaliação do desempenho)
Os candidatos devem ter em conta que as candidaturas serão revistas à medida que são recebidas.
Vagas de Emprego Anteriores
1. Vagas para (2) Arquivistas (m/f) – 10ª Classe
2. Vaga para Professor de Português (m/f)
3. Vaga para Professor de Ciências da Vida e da Terra (m/f)
4. Vaga para Professor Substituto de Ensino Primário (m/f)
5. Vaga para Secretário (m/f) – 12ª Classe
6. Vaga para Motorista Mecânico (m/f) – 12ª Classe
7. Vaga para Director de Operações (m/f)
8. Vaga para Gestor de Operações (m/f)
9. Vaga para Assistente de Operações de Vendas (m/f)