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Vaga para Assessor de M&A para o programa C&T e TB (m/f)

O ICAP-Moçambique, uma Organização não-governamental que apoia a implementação do Plano Estratégico Nacional para o combate às ITS/HIV/SIDA em Moçambique em parceria com o Ministério da Saúde, pretende recrutar 1 (um) profissional para ocupar a posição de Assessor de M&A para o programa C&T e TB.

Resumo da Posição

O Assessor de M&A de Cuidados e Tratamento (C&T) e Treinamento de Pediatria AP3 irá reportar seu desempenho para os níveis provincial. Ao nível provincial responderá ao Gestor Provincial de Informação Estratégica para aspectos de monitoria programática e para assuntos de qualidade de dados, formações e eventuais estudos ou avaliações ligadas à C&T e TB. Ao nível central responderá a Directora Adjunta de Informação Estratégica, muito concretamente em relação aos aspectos de monitoria, reporte e elaboração das apresentações de C&T e Treinamento de Pediatria AP3. Usando a sua experiência de monitoria, o Assessor de M&Apara C&T e Treinamento de Pediatria AP3 irá garantir apoio directo de M&A às 62 unidades sanitárias apoiadas incluindo as penitenciárias e Hospital Central de Nampula. O Assessor de M&A trabalha igualmente em colaboração com outros Assessores de M&A e com Assessores clínicos para garantir melhor uso de informação programática a todos níveis.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

  • Coordenar e prover informação com qualidade (completa, consistente, correcta e atempada) às demandas na área de monitoria e avaliação – C&T e Treinamento de Pediatria AP3 provenientes das outras unidades técnicas da equipa de ICAP Nampula, Maputo e Nova Yorque (NY).
  • Servir como especialista em conteúdo de indicadores de C&T e Treinamento de Pediatria AP3, incluindo mudanças nas definições de indicadores do PEPFAR, requisitos de relatórios e fontes;
  • Realizar visitas de supervisão de rotina para garantir a qualidade dos dados no nível do local e efectua revisão de dados antes de reportar;
  • Desenhar e assegurar que estejam em uso ferramentas padronizadas e actualizadas de acordo com as necessidades;
  • Apoiar no fortalecimento das capacidades técnicas das equipas de M&E provinciais no tocante ao uso apropriado dos instrumentos de monitoria em C&T/Treinamento de Pediatria AP3 e utilização de métodos para analise de dados a nível provincial, distrital, e unidade sanitária.
  • Preparar relatórios de progresso dos indicadores de C&T e Treinamento de Pediatria AP3, incluindo monitoria mensal de retenção precoce e outros processos a indicar
  • Apresentar a equipa de Informação Estratégica iniciativas inovadoras no tocante a melhoria do ciclo de dados C&T e Treinamento de Pediatria AP3: fluxo de informação, recolha de dados, processamento e analise de dados,
  • Revisar e dar retro informação as províncias suportadas pelo ICAP sobre problemas de qualidade de dados em C&T e Treinamento de Pediatria AP3,
  • Dar suporte técnico no processo de entrada e análise de consistência dos dados C&T e Treinamento de Pediatria AP3 no SICAP,
  • Participar de maneira activa na elaboração dos relatórios de progresso de ICAP (mensal, trimestral, SAPR, APR) no tocante a área C&T e Treinamento de Pediatria AP3,
  • Actualizar regularmente e controlar a implementação de POPs de C&T/Treinamento de Pediatria AP3,
  • Efectuar a verificação e revisão de qualidade de dados na C&T/Treinamento de Pediatria AP3,
  • Coordena processos de triangulação de dados das áreas específicas (C&T/Treinamento de Pediatria AP3),
  • Monitorar o processo de digitação de dados OpenMRS, I-DART e DISA (Ficha Mestra, FILA/Receita, FSR, Resultados de carga viral, etc) e garantir a retroinformação sobre o processo de digitação as Unidades Sanitárias e ao Gestor Provincial de SI,
  • Garantir a elaboração e partilha de todos data check`s e granulares de C&T e Treinamento de Pediatria AP3,
  • Garantir a comparação de dados entre o SISMA e as plataformas do ICAP,
  • Garantir o seguimento dos data check`s do CDC e comparação de dados entre o DATIM, Granulares, Power BI, SICAP 2 e agregado.
  • Garantir a actualização correcta sobre a despensa descentralizada na base de dados e garantir a retroinformação a US e província,
  • Monitorar e garantir a reflexão dos resultados de carga viral no âmbito da interoperabilidade e garantir a retroinformação,
  • Apoiar na mentoria e supervisão de M&A compreensiva em satélites ou distritos indicados,
  • Apoiar tecnicamente a DPS e DDS na realização de sessões de Avaliação da Qualidade dos Dados (i-AQD & AQD do SESP) por unidade sanitária e apoiar na análise dos resultados, e na elaboração e implementação dos planos de acção/melhoria de qualidade.
  • Preparar apresentações, usando técnicas e abordagens actualizadas de visualização de dados e coordenar com a equipa clínica para incutir o uso de dados/informação de qualidade para a tomada de decisões e outras necessidades por estes apresentadas.
  • Dar suporte a outras actividades relacionadas com a monitoria e avaliação do ICAP.

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

  • Formação profissional com grau universitário em áreas relacionadas com saúde, estatística, ou ciências sociais.

EXPERIÊNCIA, HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS:

  • Experiência de trabalho mínima de 3 anos em monitoria e/ou avaliação de programas/indicadores de Serviço TARV,
  • Familiaridade com as Unidades Sanitárias do SNS,
  • Familiaridade com relatórios e indicadores PEPFAR em Moçambique,
  • Experiência em monitoria de qualidade de dados – DQAs,
  • Experiência em análise de dados, visualização de dados e produção de relatórios,
  • Domínio do OpenMRS e do dhis2 na óptica de usuário analista,
  • Fortes habilidades de gestão de dados e de pessoal,
  • Conhecimento de Power BI,
  • Conhecimento da língua inglesa,
  • Capacidade de usar programas de software de computador, incluindo MS Excel, Word e PowerPoint,
  • Ampla experiência em supervisionar pessoal com uma capacidade demonstrada para motivar o pessoal e construir equipas eficazes,
  • Excelente experiência na construção de equipas e capacitação no local de trabalho,
  • Orientado para o campo e confortável com uma abordagem de equipa para a implementação do programa e capaz de gerir várias actividades principais simultaneamente,
  • Capacidade de construir fortes relações de trabalho com funcionários do governo, doadores internacionais e pessoal técnico e administrativo, com experiência direta em Moçambique,
  • Experiência comprovada em trabalho com o doador (governo Americano) e agências técnicas (por exemplo, CDC, USAID etc.).

REQUISITOS DE VIAGEM

  • Viagens esporádicas ou frequentes as Unidades Sanitárias serão necessárias.

Como se Candidatar:

Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do website do ICAP clicando na tecla abaixo

Validade: 31 de Maio de 2023.

Local da Vaga: Nampula


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