A ACTED está empenhada em prestar ajuda humanitária imediata para apoiar as pessoas em situação de necessidade urgente e proteger a dignidade das pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades a longo prazo para o crescimento sustentável e a realização do potencial das pessoas.
A Agency for Technical Cooperation and Development (ACTED) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Ponto Focal de Reclamações e Respostas com base em Mocímboa da Praia, Cabo Delgado.
Objectivo do Trabalho
O Ponto Focal de Reclamações e Respostas é responsável por estabelecer e/ou fortalecer o mecanismo de feedback da comunidade durante a implementação do projecto, gerenciando, registando, compartilhando, acompanhando e consolidando as reclamações e os feedbacks recebidos. Sob a supervisão da equipe MEAL, ele/ela aumentará a confiança das comunidades-alvo e dos beneficiários e identificará as áreas de trabalho que precisam ser melhoradas durante as actividades de distribuição.
Responsabilidades
- Garantir que todas as reclamações recebidas sejam registadas e gravadas no banco de dados de registo de reclamações, de acordo com as directrizes fornecidas;
- Fazer a ligação com as comunidades, os beneficiários, as autoridades locais e as estruturas de liderança comunitária em nível de campo;
- Fornecer feedback oportuno sobre questões delicadas e reclamações levantadas pelas comunidades sobre as actividades do projecto;
- Entrar em contacto com os beneficiários, comités comunitários e outras partes interessadas importantes regularmente para colectar feedback sobre as actividades de distribuição;
- Fortalecer e/ou ajudar a estabelecer mecanismos de feedback de acordo com os processos estabelecidos por lei, incluindo processos para garantir que o feedback seja analisado e que as medidas sejam tomadas;
- Garantir que as comunidades sejam sensibilizadas sobre a comunidade e o mecanismo de feedback e que os help-desks e os pontos de colecta estejam funcionando durante as distribuições;
- Apoiar as equipes de projecto nos sistemas de responsabilidade e aprendizado dos beneficiários e solicitar feedback dos beneficiários da amostra e de outras partes interessadas importantes;
- Mapear e avaliar as estruturas comunitárias para garantir que o feedback seja representativo de todos os grupos;
- Compilar relatórios mensais de prestação de contas e arquivar todos os documentos de prestação de contas e feedback em apoio à equipe MEAL;
- Trabalhar em conjunto com as equipes do programa para garantir que todo o feedback seja incorporado às abordagens actuais e aos programas futuros, quando possível;
- Trabalhar em estreita colaboração com as equipes de mobilização da comunidade e, quando necessário, aconselhar sobre assuntos relacionados à responsabilidade do beneficiário;
- Institucionalizar e aprimorar os mecanismos de prestação de contas dentro do projecto;
- Garantir que a confidencialidade dos dados das reclamações seja respeitada e que essas informações não sejam compartilhadas com nenhum membro irrelevante da equipe ou pessoa/organização externa.
Requisitos
- Licenciatura em Serviço Social ou igualmente relevante;
- Experiência na criação e manutenção de bancos de dados;
- Experiência em mobilização e participação comunitária;
- Capacidade de redigir relatórios;
- Organizado e rigoroso, trabalhador;
- Capacidade de trabalhar em equipe, habilidades interpessoais e diplomacia, flexibilidade em relação às prioridades de trabalho;
- Boas habilidades de comunicação – habilidades de coaching – e está de acordo com os princípios e objectivos da ACTED;
- A compreensão da natureza do trabalho realizado pelos programas é necessária para garantir a relevância e a usabilidade dos relatórios produzidos. Portanto, é essencial ter uma atitude proactiva e automotivada para obter um bom entendimento dos programas da ACTED. Além disso, é desejável ter algum conhecimento prévio das práticas específicas do projeto;
- O idioma de trabalho é o português. Conhecimentos de Makonde, Makuhwa, Mwani e Kiswahili são uma vantagem;
- Bons conhecimentos de informática com o MS Office.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae 1-4 páginas;
- Carta de Intenção de no máximo 1 página.
2. Como se Candidatar:
Poderá se Candidatar a esta Vaga, enviando o seu “Curriculum Vitae 1-4 páginas e Carta de Intenção de no máximo 1 página”, através do correio electrónico abaixo:
E-mail: jobs.mozambique@acted.org
Indique no Assunto do E-mail: “Líder da Equipa de Distribuição de Alimentos”.
Validade: 12 de Outubro de 2023
Localização: Cabo Delgado – Mocímboa da Praia.
Nota: A ACTED reserva-se ao direito de apenas contactar os candidatos apurados a próxima fase.
Política de PSEAH da ACTED
O Ponto Focal de Reclamações e Respostas tem a responsabilidade de aderir à política PSEAH (Protecção contra a Exploração Sexual, Abuso e Assédio). O Ponto Focal de Reclamações e Respostas tem a obrigação de completar todas as acções de formação obrigatórias relacionadas com o Código de Conduta e a política PSEAH e de comunicar qualquer preocupação de salvaguarda, como violações das políticas organizacionais ou códigos de conduta, de acordo com os procedimentos da ACTED. Ponto Focal de Reclamações e Respostas desempenha as suas funções de forma a não prejudicar crianças, adultos vulneráveis ou outro pessoal ou voluntários.
OUTRAS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS
Clique na vaga para Ver o Anuncio de Vaga completo e e se Candidatar:
1. Edital de Exames de Admissão UniLúrio 2024
2. Vagas para (7) Assistentes de Cliente (m/f)
3. Vagas para (10) Digitadores Dados (m/f)
4. Vaga para Representante de Vendas (12ª Classe)
5. Vagas para Contratação de (22) Inquiridores (m/f)
6. Vaga para Supervisor de Fortalecimento Económico (12ª Classe)
7. Vaga para Supervisor DREAMS (12ª Classe)
8. Vaga para Ponto Focal de Reclamações e Respostas (m/f)
7. Vaga para Assistente de Loja (12ª Classe)
8. Vaga para Assistente de Género e Protecção (m/f)
9. Vaga para Líder da Equipa de Distribuição de Alimentos (m/f)
10. Vaga para Oficial Administrativo e Logístico (m/f)