A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento.
A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) pretende recrutar um/a (1) candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Director do Projecto no Projecto ADPP – “Estabilidade através do Progresso Económico, Unidade e Construção da Paz” (“STEP UP”) baseado em Cabo Delgado (DP&0324).
Sobre o Projecto
A ADPP – “Estabilidade através do Progresso Económico, Unidade e Construção da Paz” (“STEP UP”) é um projecto de cinco anos, financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) baseado em Cabo Delgado.
Sobre a Posição
O candidato ideal será responsável pela gestão da actividade, fornecendo visão técnica global, estratégia e direcção da actividade, assumindo a responsabilidade pela entrega e medição do progresso em relação ao plano de trabalho aprovado, e reportando em relação ao plano de monitorização do desempenho. O candidato ideal trabalhará com a equipa de gestão sénior da ADPP para garantir o planeamento, implementação e gestão geral da actividade e estabelecer o quadro administrativo para monitorizar e assegurar o progresso no sentido de alcançar as metas e objectivos do projecto. O candidato ideal irá interagir regularmente com a USAID na gestão e tomada de decisões, assegurando ao mesmo tempo que as actividades cumprem os objectivos do STEP-UP da USAID. Esta posição depende de premiação.
O candidato seleccionado deve ter vasta experiência na gestão de grandes subvenções plurianuais da USAID. É necessário um sólido historial na gestão de projectos envolvendo vários parceiros do consórcio, incluindo fortes conhecimentos em gestão orçamental, elaboração de relatórios, gestão de equipas e competências de ligação. O candidato ideal deve ser autodirigido, altamente organizado, um líder de equipa, capaz de conciliar múltiplas prioridades ao mesmo tempo e de trabalhar bem com diferentes funções de apoio (finanças, aquisições, recursos humanos) e fornecer contributos valiosos do terreno para o consórcio mais amplo, para melhorar as sinergias e apoiar a coordenação geral das prioridades de actividade e o forte desempenho do papel da ADPP como Líder do Consórcio.
Tarefas
As tarefas do Director do Projecto incluem, mas não estão limitadas a:
- Fornecer liderança e servir como o principal ponto de contacto com a USAID, departamentos governamentais relevantes, parceiros do Consórcio e partes interessadas da comunidade local em comunicações de atividades e implementação de atividades;
- Fornecer orientação estratégica, gestão, controle de qualidade, entrega oportuna dos resultados do programa, comunicação e relatórios;
- Liderar a implementação da actividade, garantindo que os objectivos, resultados e marcos da actividade estabelecidos sejam alcançados no âmbito, prazo e orçamento, em coordenação com os parceiros do Consórcio;
- Supervisionar a preparação do orçamento e a gestão e conformidade financeira global para garantir uma responsabilização fiscal rigorosa;
- Manter um bom relacionamento com o pessoal dos parceiros do Consórcio, a USAID e as principais partes interessadas;
- Supervisionar o recrutamento, formação e supervisão do pessoal;
- Representar a actividade em nome da ADPP e do Consórcio, em fóruns e eventos relevantes;
- Identificar oportunamente problemas e riscos potenciais relacionados à implementação da actividade e sugerir.
Requisitos
- Mínimo 10 anos de experiência na gestão bem sucedida de programas de desenvolvimento complexos de complexidade, orçamento e âmbito semelhantes (incluindo liderança técnica, implementação, logística e aquisições, orçamentação, pessoal);
- Formação em Desenvolvimento Internacional ou área relevante. Preferencialmente Mestrado;
- Conhecimento e experiência em regras e regulamentos da USAID (ADS, FAR) e regulamentos de aquisição da USAID (22 CFR 228);
- Experiência na implementação do fortalecimento económico e dos meios de subsistência, desenvolvimento de capacidades locais, concessão de subvenções, desenvolvimento comunitário e resiliência, envolvimento dos jovens, coesão social e construção da paz, e/ou actividades de educação cívica;
- Sucesso comprovado na gestão de relacionamento com múltiplos clientes; supervisão do monitoramento e avaliação do programa; e documentação de resultados para programas financiados pela USAID;
- Fluência em fala, leitura e escrita em português é obrigatória e em inglês, preferencial;
- Experiência anterior de colaboração com governos anfitriões, outros doadores e/ou sociedade civil na implementação de programas altamente desejada;
- Experiência comprovada na gestão de Consórcios e capacidade de compreender os requisitos dos doadores e do governo;
- Experiência de viver e trabalhar em Moçambique preferencial;
- Experiência de trabalho em contextos de conflito é uma vantagem.
Processo de Candidatura
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae;
- Carta de Manifestação de Interesse.
2. Como se Candidatar:
Os candidatos interessados deverão enviar os seus Curriculum Vitae, acompanhados da Carta de Manifestação de Interesse através do correio electrónico abaixo:
E-mail: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org
Escreva no Assunto do E-mail: “DIRECTOR DO PROJECTO – DP&0324”.
Validade: 09 de Março de 2024.
Localização: Província de Cabo Delgado, Cidade de Pemba.
Nota: Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
Data de início: Imediatamente