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Vaga para Oficial Financeiro de Subvenções (m/f)

O Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (ICRH-M) é uma associação moçambicana sem fins lucrativos de carácter científico dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi registada pelo Ministério da Justiça em outubro de 2009 e reconhecida como instituição de pesquisa pelo Ministério de Ciência e Tecnologia desde Dezembro 2011. Tem escritórios em Maputo, Tete, Niassa e Nampula. O ICRH-M adere plenamente ao reconhecimento da saúde reprodutiva como um direito humano básico dos homens, mulheres e adolescentes.

O ICRH-M é recipiente principal do Governo de Flanders para implementar o projecto Mulheres Felizes e Bebés Felizes – Acesso integrado e inclusivo à Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos para as mulheres e raparigas, mães e seus bebés nos distritos de Marávia e Zumbo, Província de Tete.

Neste sentido, o ICRH-M pretende contractar:

  • 1 (um) Oficial Financeiro de Sub-acordos do Projecto que apoiará o Projecto na componente de gestão Financeira de Sub-acordos a serem celebrados com os diferentes parceiros. O Oficial Financeiro de Sub-acordos trabalhará em estreita ligação com Coordenador do Projecto.

Principais Tarefas e Responsabilidades:

  • Garantir a revisão de Pré-acordos de todos os potenciais parceiros destacando a sua capacidade financeira e administrativa na recepção, custódia e despesas, bem como na monitoria e elaboração de relatórios sobre os fundos do projecto, as condições do pré-financiamento conforme as directrizes de finanças e administração dos parceiros forem cumpridas;
  • Garantir apoio à proposta para os mecanismos de revisão de orçamentos para subcontratos e emendas, incluindo a planilha de obrigações;
  • Garantir mecanismos que incluem processos e ferramentas adequadas para assegurar que os fundos e bens do projecto são depositados de forma segura na conta bancária do projecto, utilizada apenas para promover a missão do projecto de acordo com os padrões mutuamente acordados;
  •  Planificar, coordenar e executar as necessidades de formação e capacitação dos parceiros/organizações subvencionadas, especialmente na área de gestão financeira e conformidade administrativa;
  • Monitoria orçamental e controlo de orçamentos dos subcontratos adequados para apoiar as revisões dos programas de gestão e a tomada de decisões da gestão, bem como os relatórios dos doadores;
  • Avaliar, em coordenação com o Gestor de Operações Projecto e staff do sector de Administração e Finanças do ICRH-M as necessidades administrativas e financeiras específicas dos sub-beneficiários;
  • Prestar apoio técnico-financeiro aos sub-beneficiários (Visitas periódicas);
  • Actuar como responsável pela monitoria das actividades, prestação de contas, elaborar relatórios financeiros e os respetivos pedidos de desembolsos de fundos do Sub-acordo;
  • Servir como ponto focal entre a área de Sub-acordo e a Administração e Finanças;
  • Manter e organizar o arquivo físico e electrónico de toda documentação Financeira e correspondência dos Sub-acordos;
  • Reunir e manter a documentação dos relatórios de apresentação/ transmissão completa, que é específica para as subvenções concedidas nas principais adjudicações: a) Inventário de bens sob custódia dos beneficiários; b) Stock de materiais e consumíveis c) Relatórios do IVA de beneficiários; d) Os relatórios de auditoria dos beneficiários; e) Outros resultados (programáticos e financeiros) dos beneficiários;
  • Fazer apresentação completa dos documentos de adjudicação para aprovação dos Contratos;
  • Monitorar que as despesas sejam feitas de acordo com as normas e o orçamento e dar recomendações para o ajustamento orçamental;
  • Trabalhar com a equipa de administração e finanças e Coordenador do Projecto para programar o apoio logístico para a requisição, compra, distribuição e controlo dos materiais médicos, consumíveis e outros incluindo testes, e organizar um registo logístico para cada organização;
  • Trabalhar com o logístico para obter pré-aprovação e autorização para os bens exigidos com base nos regulamentos e termos específicos para cada subvenção;
  • Fazer visitas a organizações/parceiros beneficiários para observar de perto a implementação do projecto, prestar apoio na gestão e dar a conhecer as regras e regulamentos do ICRH-M;
  • Coordenar o processo de relatórios mensais dos parceiros, rever os processos, os extratos bancários, cheques, os pedidos de reembolso, balanço e relatórios da situação financeira, dados de monitoria e avaliação e o relatório narrativo sobre o progresso e plano de actividades mensais.
  • Organizar e manter todos os documentos do projecto e os arquivos relacionados ao processo de Sub-acordo e as actividades individuais de cada organização beneficiária e as despesas mensais.
  • Manter os arquivos, documentos de controlo, bancos de dados do projecto específico e os documentos relacionados a correspondência actualizados.
  • Em coordenação com a equipa de Administração e Finanças fazer investigação para resolver questões/ problemas/ conflitos contratuais decorrentes das doações e fazer recomendações a Direcção do ICRH-M;
  • Compilar, reunir e reportar as informações conforme o necessário;
  • Assumir outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Requisitos Específicos:

  • Licenciatura em Auditoria, Contabilidade, Gestão ou Finanças ou áreas afins;
  • Mínimo de 5 anos de experiência prática em projectos e gerência financeira de subvenções;
  • Familiaridade com procedimentos contabilísticos em moeda local e câmbio de moeda estrangeira.
  • Interpretar informações financeiras e relatórios;
  • Excelentes capacidades analíticas, informáticas (contabilidade computorizada) e numéricas incluindo folhas Excel;
  • Mínimo de 5 anos de experiência na área de gestão de Sub-acordos ou auditoria em ONG´s;
  • Experiência comprovada em gestão, supervisão e monitoria e avaliação de sub-acordos;
  • Conhecimento de regras e regulamentos de gestão de fundos de Europeus;
  • Capacidade de trabalhar com autonomia e responsabilidade;
  • Proficiência em Microsoft Office na óptica do utilizador, especialmente Excel e Word;
  • Disponibilidade para viajar dentro e fora da província de Maputo;
  • Habilidades de comunicação, coordenação e trabalho em equipa;
  • Capacidades multilingues incluindo língua Portuguesa e Inglesa, falada e escrita
  • Habilidade para realizar múltiplas tarefas e gerir situações de pressão;

Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos:

  • Carta de Manifestação de interesse;
  • Curriculum Vitae (detalhado indicando o código de referência para a vaga a qual pretende candidatar-se).

2. Como se Candidatar:

Candidatos com perfil adequado poderão enviar uma Carta de Manifestação de Interesse juntamente com o Curriculum Vitae através do correio eletrónico abaixo:

E-mail: recrutamento@icrhm.org.mz

Escreva no Assunto do E-mail: “Oficial Financeiro de Subvenções do Projecto – Maputo”.

Validade: 20 de Setembro de 2023.

Local de Trabalho: Cidade de Maputo.

Reporta ao: Coordenador de Projectos

O ICRH-M é uma organização de oportunidades iguais e encoraja positivamente as candidaturas de pessoas devidamente qualificadas e elegíveis, independentemente do gênero, raça, condição física, idade ou estado civil.

Somente os candidatos selecionados para esta entrevista serão contactados no prazo de duas semanas após a data de encerramento das candidaturas