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Vaga para Oficial de Capacitação (m/f)

A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento. Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual.

A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) pretende recrutar um (1) Oficial de Capacitação no Projecto Catalisar MLC (ODC&1223).

Sobre o Projecto

Catalisar MLC (Monitoria Liderada pela Comunidade) é um projecto da ADPP financiado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) através de fundos do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Alívio do HIV e SIDA (PEPFAR), por um período de 9 meses (1 de Janeiro de 2024 a 30 de Setembro 2024).

Sobre a Posição

Liderar o programa de capacitação das OCBs parceiras de implementação do projecto orientação dos processos de MLC às OCBs parceiras de implementação, garantir que o projecto tenha uma relação de trabalho saudável com as unidades sanitárias alvo e o governo distrital, além de garantir que os dados de MLC sejam disseminados e partilhados com as comunidades afectadas pelo HIV e pela TB, as comunidades alvo, as unidades sanitárias e distritos e os mesmos são usados para informar a tomada de decisões, incluindo a resolução das barreiras reportadas que impedem as PVHIV, as populações-chave e vulneráveis de aceder e utilizar serviços de HIV e TB baseados na comunidade e nas unidades sanitárias.

Tarefas

As tarefas do Oficial de Capacitação incluem, mas não estão limitadas a:

  • Preparar e realizar treinamentos para Líderes de MLC e Activistas de MLC em processos de MLC;
  • Fortalecer a capacidade institucional das OCBs, facilitando a utilização de ferramentas de auto-orientação;
  • Planear e organizar formação para provedores de saúde  em unidades sanitárias em matéria de direitos humanos e humanização;
  • Realizar visitas trimestrais de supervisão e assistência técnica no campo;
  • Treinar as OCB no uso da ferramenta auto-orientação para fortalecer a capacidade na implementação do MLC e na capacidade institucional;
  • Trabalhar com  o Gestor de M&E o do Projecto na preparação e condução da reunião distrital trimestral de divulgação de dados do MLC;
  • Monitorar que as OCBs parceiras de implementação do projecto implementam as actividades previstas no plano de actividades do projecto e que as mesmas tenham boas relações de trabalho com os Líderes Comunitários, as Unidades de Sanitária e o Governo Distrital/SDSMAS;
  • Liderar a divulgação e partilha de dados do MLC com comunidades alvo, unidades sanitárias, OCBs de OCBs e governo distrital/SDSMAS;
  • Organizar e dirigir as formações iniciais das estruturas comunitárias envolvidas na implementação do MLC (Líder Comunitário, Comités Comunitários de Saúde e Comités de Co-gestão);
  • Trabalhar em estreita colaboração com os Líderes do MLC e coordenar todas as actividades do projecto com as OCBs e outras partes interessadas nos distritos;
  • Apoiar o Oficial de M&A na garantia da qualidade dos dados e na avaliação rotineira da qualidade dos dados;
  • Monitorar o progresso das actividades e alcance das metas estabelecidas através de encontros virtuais regulares incluindo criação de grupo de WhatsApp para comunicação contrastante com as OCBs.

Requisitos

  • Nacionalidade Moçambicana;
  • Licenciatura em Psicologia, Saúde Pública, Direito, Desenvolvimento Comunitário, ou outras áreas relevantes;
  • Três anos ou mais de experiência em desenvolvimento comunitário, de preferência no sector de saúde;
  • Ou Nível Médio com 5 anos de experiência em desenvolvimento comunitário, de preferência no sector de saúde
  • Conhecimento de direitos humanos em geral e de direitos de pessoas vivendo com HIV e direitos dos pacientes em geral;
  • Carta de condução de Categoria A (motociclos);
  • Conhecimento solido de Sistema de monitoria e avaliação;
  • Conhecimentos de informática (Excel, MS Word e PowerPoint). Familiaridade com outros programas informáticos relevantes tais como DHIS2; Kobo-collect constitue uma grande vantagem;
  • Experiência em trabalho de supervisão e assistência técnica aos activistas comunitários em recolha, agregação, limpeza, analise e disseminação de dados;
  • Conhecimento e familiaridade de plataformas de recolha eletrónica de dados;
  • Experiência em verificação de dados;
  • Experiência de capacitação de Organizações Comunitárias de Base (OCBs) em matéria de recolha, analise e disseminação de dados;
  • Fluência na leitura, escrita e expressão oral em Português;
  • Disponibilidade de trabalhar e viver em Nampula, com deslocações frequentes aos distritos.

Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos:

  • Curriculum Vitae;
  • Carta de Manifestação de Interesse.

2. Como se Candidatar:

Os interessados, poderão se Candidatar a esta Vaga de Emprego submetendo os seus documentos (Curriculum Vitae e Carta de Manifestação de Interesse) através do correio electrónico abaixo:

E-mail: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org

Escreva no ASSUNTO do e-mail: “OFICIAL DE CAPACITAÇÃO – ODC&1223”.

Validade: 18 de Dezembro de 2023

Local da Vaga: Cidade de Nampula.

Nota: Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.

Data de início: Imediatamente.

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